Pesquisa personalizada

27 de setembro de 2008

COSME E DAMIÃO... A SUA CASA CHEIRA, CHEIRA CRAVO, CHEIRA ROSA, CHEIRA FLOR DE LARANJEIRA...

Hoje é dia de festa em muitos lugares, muito doce, muita alegria. 
Embora tenham ficado conhecidos principalmente pelas festas em terreiros de umbanda e cadomblé, eles são santos católicos.

No livro OS SANTOS DE CADA DIA, das Edições Paulinas (é, eu tenho este livro, tá?) o dia deles é 26 de setembro, e olha o que consta sobre sua história:

'São Cosme e São Damião são dois santos orientais, provavelmente martirizados durante a perseguição de Diocleciano (284 - 305). Historicamente pouco se sabe sobre a vida destes dois irmãos médicos e, pelo que tudo indica, gêmeos também. Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dalí se espalhou .por toda igreja do Ocidente. Em grego são chamados de "anargiros", isto é, sem dinheiro. Isto pelo fato de nada exigirem em troca de seus préstimos. Curavam não somente pessoas, mas também animais. Consta-se que um dia São Damião aceitou uma pequena oferta de uma mulher chamada paládia, a quem havia curado de uma doença. São Cosme recriminou-lhe o gesto, dizendo que não queria ser enterrado junto a ele. Quando os cristãos recolheram seus restos mortais para sepultá-los, um camelo começou a bradar com voz humana, dizendoo que enterrassem os dois irmãos juntos, uma vez que Damião recebera a oferta apenas para não humilhar a probre mulher'

E para quem tem curiosidade sobre a festa na Bahia:

'...No culto africano, eles são chamados de Ibêjis (orixá crianças), filhos de Xangô e Iansã. No dia 27 de setembro, na Bahia, é costume os devotos enfeitarem suas casas e oferecerem o “caruru dos sete meninos”, acompanhado de vatapá, feijão fradinho, xinxim de galinha e outros quitutes da culinária afro. Não se cortam todos os quiabos em picadinho: sete ficam inteiros, e a pessoa em cujo prato cair um deles mandará rezar uma missa ou terá que oferecer um caruru...'
(para ler mais veja na Folha Salvador )

Desde pequena sempre participei de atividades desta festa de hoje, já que minha mãe dizia que meu irmão caçula só nasceu saudável por causa de uma promessa feita aos santos.
Começou com doces em jardins (foi assim durante 7 anos), depois passamos a fazer saquinhos com doces e distribuir em comunidades carentes, depois vieram os bolos. Era uma loucura, chegava criança de tudo quanto era lado.
Pode parecer "papo furado" mas lembro que o último bolo que fiz, os ingredientes multiplicaram. Os bolos iam assando e parecia que os ovos a farinha e açúcar não acabavam. Quando fizemos os cálculos fizemos uns 10 bolos com os ingredientes que faríamos uns 3 no máximo!
Sou muito grata, primeiro ao meu irmão por ser saudável (até demais... rsrs - já viu irmão caçula não ser pentelho???), depois pelas experiências que já vivi através das festas que participei, e principalmente pela minha melhor amiga* que São Cosme e Damião me deram.
(*) foi em um destes anos dos saquinhos que descobrimos que fazíamos a mesma coisa e saímos juntas para comprar doces. Nos tornamos muito mais que amigas e irmãs, e nada e nem ninguém nesta vida consegue nos separar, não importa a distância. Embora nos conhecessemos desde que éramos bem pequenas (através de nossas mães), consideramos que nossa amizade começou mesmo por causa de um 27 de setembro. E olha que já se vão quase uns 25 anos!!
(parabéns amiga, hoje é nosso aniversário!!!)

Agora vou comemorar um pouquinho por aí que eu mereço também alguns docinhos, né?

Um bom final de semana e

VIVA SÃO COSME!
VIVA SÃO DAMIÃO!

Já tinha programado este post quando ontem a noite recebi uma notícia que acredito seja mais uma benção dos santos. Imfelizmente não posso contar detalhes, mas só posso dizer que tem a ver com meu futuro e até com um presente de aniversário que ganhei antecipadamente... afffff   muita emoção para um coraçãozinho só!!!

OBRIGADA DEUS!

3 comentários:

Pat Castilho 27/9/08 11:07  

No Rio, essa é uma festa muito popular. Todo mundo faz seus saquinhos com doces e distribui pras crianças que batem à porta.
Minha mãe faz até hoje e tb diz que meu irmão começou a falar pela promessa que fez a São Cosme e São Damião ( agora ele fala até demais. Mais do que eu!! rs)
Bjs

╰☆╮F®ÅNciєℓyღ εїз* 27/9/08 12:24  

Oi Driiiiiii...
depois de um tempinho aqui estou eu!
Ando numa correria danada e sem computador... sorry!
Mas olha, tá show seu novo blog, parabéns!
E vc posta de tudo né?! hihihi
Acabei de ver seu recado, thanks!
bjokas mil e não some não tá?
OBS: E aí já está em Curita?
Assim que tiver pc meu, volto no msn!
E ah!!!!!!! Menina fiquei curiosa com esse seu finalzinho aí, q será hein... conta, conta!!!!! hehehe
Tá gravida?
Foi pedida em casório?
o q o q o q ???
CurioOooosa! hehehe

jfmarcelo 27/9/08 12:36  

Hola:

Acabo de ver tu blog.

Espero que visites mis blogs, son fotos de mi pueblo, de España y de Italia y Francia:

http://blog.iespana.es/jfmmzorita

http://blog.iespana.es/jfmm1

http://blog.iespana.es/jfmarcelo

donde encontrarбs los enlaces de todos los blogs.

UN SALUDO DESDE ESPAÑA.

online Obrigada pela Visita, e volte sempre!!!

É bom, É MEU!!! Não é bom, NÃO É MEU!!!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR