Pesquisa personalizada

30 de setembro de 2008

CURIOSIDADES DO DIA DA SECRETÁRIA - Origem

Hoje, é comemorado o Dia da Secretária. Lembro que até um tempo atrás era mais lembrado.

Fiz uma pesquisa básica sobre a origem deste dia e encontrei um texto bem interessante.

Para todas as Secretárias (as de título acadêmico ou não) UM FELIZ DIA DA SECRETÁRIA!

E para você que tem secretário(a) (mesmo que seja aquela "do lar"), pensa bem o que seria sua vida sem ele(a), então... já fez um mimo para ele(a) hoje? Ainda dá tempo!


' O dia 30 de setembro foi escolhido como o dia da secretária, em homenagem a Lílian Sholes, nascida nesse dia no ano de 1850, filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever. Lílian testou o invento do pai e foi a primeira mulher a escrever numa máquina em público.
Não há registros históricos que precisem uma data para o surgimento da profissão de secretário, mas estima-se ter sido no Egito 500 anos a.C. Os escribas, homens que dominavam a escrita, faziam contas, classificavam arquivos, redigiam ordens, podem ser considerados os antecessores do secretário.
A palavra secretária tem origem no latim e deriva dos termos secretarium - lugar retirado, conselho privado; secreta - particular, segredo.
Nos tempos bíblicos, vemos profetas no Velho Testamento como também o apóstolo Paulo no Novo Testamento, sendo assessorados por secretários, encarregados de registrarem as mensagens divinas. Na história recente da igreja, Ellen White também contava com o fiel trabalho de suas secretárias.
Durante a Idade Média, a função de secretário praticamente desapareceu face às condições políticas, econômicas e sociais. A função então passa a ser exercida, em parte, pelos monges nos mosteiros, que na realidade eram apenas copistas.
Com o ressurgir do comércio na Idade Moderna, a função reaparece na Europa e Estados Unidos, passando a ser exercida pela mulher, a partir das duas grandes guerra mundiais, devido à escassez de mão-de-obra masculina, desviada para os campos de batalha.
No Brasil, a mulher começou a atuar como secretária a partir dos anos 50, com a chegada das multinacionais. Nos anos 60 a profissão ganha status com a valorização por parte dos empresários brasileiros. Na década de 70, a secretária se torna membro ativo na gerência, e na década de 80, assessora.
Em 1969 é surge o primeiro curso superior de Secretariado Executivo na Universidade Federal da Bahia e, em 1985 a profissão é regulamentada com a assinatura da lei nº 7377 pelo Presidente José Sarney e a criação da Federação Nacional de Secretários em Curitiba.
A partir do século XXI exige-se da secretária o domínio da tecnologia, empreendedorismo, gerenciamento de tarefas diversificadas, capacidade de trabalhar com equipe multiprofissional com ênfase no relacionamento interpessoal. E eu acrescento, é necessário, o espírito de Cristo, espírito de serviço e amor ao próximo. '

Fonte: União Este Brasileira

1 comentários:

Bete 1/10/08 11:12  

Dri.......sou secretária de formação, por vocação e por gosto......tenho muito orgulho do meu trabalho.
Só não gosto de que chamem as empregadas domésticas de secretárias do lar. Eu acho que as duas profissões têm suas atribuições e seus grandes valores. Ambas são exercidas por mulheres competentes e poderosas.
Admiro a profissional que trabalha na minha casa, ela diz que tem orgulho de dizer o que faz, porque faz muito bem.....rs......
Acompanho a evolução da profissão nos últimos 20 anos e digo que não é mole, não!!!!! Ahahaha....
Obrigada por lembrar da gente.
Nossa equipe agradece.
Bjks.
Bete

online Obrigada pela Visita, e volte sempre!!!

É bom, É MEU!!! Não é bom, NÃO É MEU!!!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR