Pesquisa personalizada

23 de setembro de 2008

VOCÊ JÁ TOMOU UM SORVETINHO HOJE?

Não???

Pois deveria, já que hoje (23/09) é o DIA DO SORVETE. A data é comemorada desde 2002 mas ainda não é muito divulgada. Então aqui vai minha contribuição.
(quando peço um sorvete no café da manhã e riem, vou logo dizendo: É minha maneira de tomar um "leitinho frio" hihihi)
A saborosa origem dos sorvetes

É difícil saber com precisão a origem exata do sorvete, mas um dos primeiros relatos que se tem notícia é que era feito na China, há mais de 3 mil anos, e parecia com a nossa raspadinha. Era uma pasta de leite de arroz misturada à neve, e alguns pesquisadores afirmam que eles também acrescentavam suco de frutas e mel.

Outros dizem que Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), rei da Macedônia já saboreava uma mistura de frutas com mel resfriada em potes de barro que eram enterrados na neve e que o imperador romano Nero, há cerca de mil e novecentos anos atrás, ordenava que seus escravos escalassem as montanhas e trouxessem neve, que era utilizada para congelar sucos, polpas de frutas e mel.

Mas foi só no século 14, depois que o mercador veneziano Marco Pólo retornou de sua viagem à China que o sorvete começou a adquirir as características do que consumimos hoje. Ele trouxe para a Europa a receita de sorvete, o arroz e o macarrão.

Com a iguaria conhecida por toda a Europa, os colonizadores ingleses levaram o sorvete para os Estados Unidos. Lá, em 1851, o comerciante de leite Jacob Fussell abriu a primeira fábrica de sorvetes do mundo, em Baltimore. O modelo foi copiado em outras cidades e hoje os EUA são o país que mais consome sorvetes no mundo.

No Brasil
A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas.

Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo. Posteriormente, para que o sorvete não derretesse, ele era envolvido em serragem e enterrado em grandes covas. Assim, ele podia ser mantido por 4 a 5 meses!

O sorvete chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saboreá-lo, a mulher praticou um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens.

Você sabia?
- A primeira sorveteria do mundo foi aberta em 1660 pelo florentino Procópio Coltelli, em Paris. Chamava “Café Procope”.
- Há duas versões sobre a invenção da “casquinha”: uma que teria surgido na Itália, em 1896, e outra que foi nos EUA, em 1904.
- O sorvete de palito foi inventado na Itália no início do século 20.
- O Sundae também surgiu no início do século 20, nos EUA, e só era servido aos domingos (Sunday, em Inglês). A grafia foi diferenciada porque o domingo é considerado um dia sagrado.
- As máquinas de sorvete surgiram a partir de um invento da norte-americana Nancy Johnson, em 1846. Era um congelador a manivela, que agitava uma mistura de vários ingredientes que passavam por uma camada de gelo e sal na parte de baixo e congelavam.
- Até o século 19 era considerado um luxo. A nobreza brigava pelos melhores mestres sorveteiros.
- Há uma lenda que diz que Carlos I, da Inglaterra pagava uma pensão vitalícia a seu mestre sorveteiro para que ele mantivesse as receitas em segredo. Seus sorvetes, em formato de ovo, tinham a casca de baunilha e o recheio de framboesa.
- O imperador D. Pedro II adorava sorvete de pitanga.
- Para poder vender sorvetes no Rio de Janeiro, os comerciantes enterravam gelo envolto em serragem. Ele chegava a durar cinco meses nessas condições.
- Os sertanejos no interior do Brasil acreditavam que o sorvete desequilibrava o calor do corpo por ser frio demais. Por isso, se recusavam a tomá-lo.

Como pedir sorvete pelo mundo
Português: sorvete
Inglês: ice cream
Espanhol: helado
Italiano: gelato
Francês: crême glacée
Alemão: eiscreme

Fonte: Ig Educação

Um brinde ao sorvete:

2 comentários:

Edys Gonçalves 23/9/08 19:30  

Ai que máximo!!! Eu que sou louca por sorvete nem sabia!!! kkkkkkkkk Mas nem posso tomar pq estou com medo de peagr um resfriado...

Bjinhus

Bia 25/9/08 09:33  

Adorei saber estas histórias de sorvete.
Meu marido é alucinado por sorvete.
Vou mostrar este post depois pra ele.
Bjs

online Obrigada pela Visita, e volte sempre!!!

É bom, É MEU!!! Não é bom, NÃO É MEU!!!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR