PODE AJUDAR? - Jarina, o Marfim Vegetal
Vi uma propaganda da Natura sobre uma semente chamada JARINA, que também é conhecida como MARFIM VEGETAL.
Achei fantástica a opção, pois a tal semente além de ser a matéria prima de peças lindíssimas, ainda pode substituir o Marfim Aninal (menos bichinho morto por aí...).
É retirada de uma palmeira encontrada na reião norte do país, e depois de seca e "descascada" parece um ovo de galinha.
algumas peças que podem ser feitas com a semente:
É retirada de uma palmeira encontrada na reião norte do país, e depois de seca e "descascada" parece um ovo de galinha.
algumas peças que podem ser feitas com a semente:
Bom, mas abri este post para pedir uma ajudinha.
Será que alguém aí conhece, ou tem o contato de alguma dessas comunidades na região amazônica que pudesse fornecer alguns desses "ovinhos" para mim???
Estou querendo fazer umas peças que tem que ser em algum produto natural, e esta Jarina é perfeita!!!
Se souber, pede para entrar em contato: elaborarte@yahoo.com.br
Muito interessante...
JARINA
O marfim-vegetal, ou jarina, é uma variedade de palmeira encontrada principalmente no norte da América do Sul. Essa árvore de crescimento lento tem belas frondes que brotam diretamente do chão. Por anos não se vê o tronco. Um marfim-vegetal com tronco de dois metros de altura tem pelo menos 35 a 40 anos.
As muitas utilidades do marfim-vegetal
As sementes são deixadas secar sob o sol tropical por um a três meses, dependendo do teor de água. Depois são descascadas numa máquina, classificadas segundo o tamanho e cortadas em fatias para serem então utilizadas na fabricação de botões. De fato, botões de "marfim" tirado dessa árvore adornam algumas das melhores roupas do mundo. Mas o marfim-vegetal não é usado só em botões. Entre os muitos produtos feitos dele estão jóias, peças de xadrez, palhetas para instrumentos de sopro, teclas de piano e cabos de guarda-chuva.
Acima de tudo, o marfim-vegetal pode contribuir muito para a preservação do elefante africano. Assim, se você desejar o luxo do marfim, não é preciso ir buscá-lo nas savanas africanas. Recorra às florestas tropicais da América do Sul onde o marfim é tão abundante que dá em árvores! Sim, lembre-se do marfim-vegetal, o benfeitor do elefante.
Fonte: sites Curupira e Portal das Curiosidades.
3 comentários:
Amei AMEI aMeI! hehe
Valeu a postagem!
Parabéns!
bjão
Fran
hum, pediu tarde....minha mãe está voltando de Belém hoje......já está voando prá cá....
Legal, muito legal! se a semente não for explorada com muito, mas muito cuidado a Jarina vai ser extinta antes dos elefantes.
Postar um comentário