Pesquisa personalizada

8 de dezembro de 2009

PARA QUEM DÁ AULAS DE SCRAP

Muita gente que dá, ou dará aulas de scrapbook sempre tem algumas dúvidas sobre com quem fica  o projeto feito para certa aula.

A Kaká postou em seu blog umas dicas super legais que acredito que serão bem úteis para muita gente.
Acho que o que ela escreveu vale para muitos outros tipos de aula também.

Para quem não viu, segue na íntegra:

Esse post é dedicado às minhas amigas professoras, que assim como eu, às vezes precisam de orientação pra não se prejudicarem. Qdo. a gente faz um LO pra dar aula em uma loja, a quem pertence o projeto???? Depende!!!! Se vc recebe pela sua criação, ou seja, se a loja paga o design, o projeto é da loja, e assim ela pode vender os kits, reproduzir, expor, fazer o que bem entender.




Qdo. vc não recebe pela sua criação, ainda que utilize o material fornecido pela loja, o projeto é seu, a menos que vc assine algum documento, dizendo o contrário, ou receba um salário fixo por mês, como funcionário da loja, que inclua entre as suas tarefas, a criação. Não existe ainda uma regra, tudo depende de combinar, existe aí uma relação de confiança entre lojista e professor, mas que nem sempre funciona, por isso às vezes é bom colocar tudo isso no papel.



Nós, scrappers, que geralmente arrumamos uma aula aqui outra ali, normalmente retiramos o material na loja e fazemos o projeto. Como serão divididos os ganhos da aula, é bom que se combine antes, para não haver surpresas na hora dos acertos. Em todos os locais onde já trabalhei, logo após a aula, acertamos as contas e a menos que EU queira deixar o projeto mais um tempo exposto na loja, para facilitar a venda de kits que eventualmente sobrem, o projeto vai comigo. Fica na minha pasta, é meu arquivo pessoal. Acredito que assim acontece com as demais professoras tb.



Qto à venda de kits, cada kit que for vendido, a professora recebe a sua parte. Se não recebeu pelo design e a loja continua lucrando com o projeto, nada mais justo que a professora continue recebendo sua parte tb.



A Lei no. 9610, de 1998, que fala de Direitos Autorais, fala sobre obras audio visuais, obviamente ainda não há uma previsão para o scrap, mas consultei alguns advogados e eles acreditam que possamos nos encaixar aí.



Professora!!!! Não abra mão de seus trabalhos. Ainda que a loja forneça o material, lembre-se que o LO não se resume apenas a papel. Cada design levou tempo para construir seu nome, a gente estuda, pesquisa, faz cursos, e um LO não é apenas sentar e colar, é um trabalho de amor. Cada projeto é feito com sentimento, cada um tem seu estilo e talento próprios e merece o devido respeito.



O que fazer então????? O melhor é sempre procurar fazer um Contratinho, ainda que seja uma coisa simples, principalmente se vc trabalha no mesmo lugar, com certa regularidade. Nunca se sabe o dia de amanhã.



Difícilmente essas coisas dão trabalho, mas tenho vivido uma situação bem desagradável, que já tentei resolver várias vezes com base no bom senso, esperando que outro lado agisse da mesma forma, já que essas relações são sempre estabelecidas unica e exclusivamente na confiança mútua. Uma pena.... nem resposta eu tive... as pessoas simplesmente ignoram que existe algo a resolver, como se vc nada fosse. Tudo bem!!!!!! Uma hora a coisa se acerta....



Fica aqui um alerta!!!! Fiquem espertas!!!!!!

Kaká.. muito obrigada, e parabéns!
A postagem original: O QUE FAZER

2 comentários:

Dri Viaro 8/12/09 10:13  

oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa semana
bjss

aguardo sua visita :)

Edna Stofmeel 8/12/09 10:58  

Oi Dri gostei do novo visual do blog,e do seu tb ta magrinha hem!
bjs

online Obrigada pela Visita, e volte sempre!!!

É bom, É MEU!!! Não é bom, NÃO É MEU!!!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR