Pesquisa personalizada

9 de dezembro de 2008

ÁRVORE DE NATAL - CUIDADOS COM O PISCA PISCA

Depois do princípio incêncido no apartamento da Xuxa (que de acordo com assessoria de imprensa da artísta, o mau funcionamento do pisca-pisca da árvore de natal foi a provável causa) , as pessoas ficaram preocupadas com o perigo que as luzes das árvores são.
Como a Xuxa é uma famosa está todo mundo comentando, mas e quantos acidentes deste tipo já devem ter acontecido por aí e ninguém falou nada???
Mas de qualquer forma, não custa lembrar uns detalhes básicos para evitar acidentes.
CUIDADOS COM LUZES DE NATAL
O princípio de incêndio no apartamento da apresentadora de TV Xuxa Meneghel, provavelmente provocado por um curto-circuito nas luzes da árvore de Natal, chamou a atenção sobre os cuidados que se deve ter ao enfeitar a casa para as festas de fim de ano.
De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) é preciso ter atenção desde o momento da compra do material até a instalação e a utilização dos enfeites. Segundo a superintendente de Qualidade do Ipem, Lúcia Maria Romeu Ferreira, é preciso verificar se o produto está dentro da regulamentação.
Por se tratar de um produto importado – a maioria vem da China – não tem o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
“Mesmo produtos estrangeiros têm de respeitar normas de segurança. É importante que o consumidor na hora da compra verifique se as luzes pisca-pisca têm voltagem de 127 volts, não ser de material ferroso, ter instruções em português que indiquem que intensidade da corrente elétrica é em ampere e tragam nome, logo ou marca do fabricante ou do importador. Se tiver tudo isso, mesmo sem o selo do Inmetro, o produto está regulamentado e pode ser usado”, explicou Lúcia.
Na embalagem também deve conter o nome do fabricante, a tensão da corrente e informações sobre a potência máxima de todo o conjunto em watts. Também é bom verificar se o produto não tem remendos, fios soltos ou lâmpadas queimadas.

Dicas para evitar acidentes
O Corpo de Bombeiros dá algumas dicas para evitar problemas durante ou mesmo depois da instalação das luzes de Natal. A primeira delas é evitar a qualquer custo o uso de benjamins ou ligar várias tomadas numa mesma instalação elétrica.
Além de verificar se no produto há a inscrição “resistente ao fogo”, os bombeiros aconselham a nunca utilizar as luzes em árvores de metal. Ela pode ficar carregada com eletricidade, dar choques ou até eletrocutar.
Verificar se todas as lâmpadas estão funcionando é fundamental, assim como checar se os fios estão em condições. Não é recomendável colocar as lâmpadas perto de enfeites de papel, cartolina, plástico ou outro material inflamável.
As pessoas devem desligar as luzes de Natal antes de dormir e sempre que sair de casa. E a árvore deve ser colocada longe de materiais de fácil combustão, como cortinas, tapetes ou divisórias de madeira.

Fonte: G1

2 comentários:

Angela 10/12/08 02:23  

por isso q minha arvorinha nao tem luz, affff

Pat Castilho 10/12/08 19:18  

Eu tomo o cuidado de desligar qdo vou dormir, ainda mais sendo minhas luzinhas by march 25th !! rs
Bjs

online Obrigada pela Visita, e volte sempre!!!

É bom, É MEU!!! Não é bom, NÃO É MEU!!!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR